Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GALERIA DOS GOESES ILUSTRES

INTROSPECÇÃO SOBRE A ORIGEM, O ALCANCE E OS LIMITES DA IDENTIDADE GOESA, E O SEU CONTRIBUTO HISTÓRICO E SOCIAL EM PORTUGAL E NO MUNDO

GALERIA DOS GOESES ILUSTRES

INTROSPECÇÃO SOBRE A ORIGEM, O ALCANCE E OS LIMITES DA IDENTIDADE GOESA, E O SEU CONTRIBUTO HISTÓRICO E SOCIAL EM PORTUGAL E NO MUNDO

CABO VERDE E AS ILHAS

FB_IMG_1610368254777.jpg

 

O caso de Cabo Verde merece um menção especial nesta página.

 

Não é imediatamente evidente quer a presença, quer o trabalho e descendência goesa na Nação Crioula. Mas o fato é que ela existe e não está assim tão oculta. Na verdade basta raspar a crosta superficial para encontrá-la.

 

Mercê da sua formação médica ou religiosa, muitos foram os Goeses que demandaram as Ilhas atlânticas, São Tomé, Açores, Madeira e muito particularmente Cabo Verde.

 

Eles foram padres, professores, médicos militares, políticos, e deixaram o seu cunho em acções médicas, na missão religiosa, no ensino e na vereação municipal. 

 

Outro fator a partida inusitado, é o enlace entre Goeses e Cabo Verdianas, não só da elite local como de relações extramatrimoniais, da qual resultou uma vasta prole nascida no arquipélago, sempre pela via paterna goense.

 

Dessa prole resultou um Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, um Ministro da Saúde de Cabo Verde, um Diretor do Banco 🏦 Nacional Ultramarino da Praia e escritor, só para citar os exemplos mais conhecidos.

 

Mais a sul, na linha do equador, o músico Miguel Araújo (Os Azeitonas) e o arquiteto Rui Leão, presidente do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP) são de ascendência goesa via São Tomé e Príncipe, no caso do músico portuense, pela via materna.

 

Nos Açores, o político João Bruto da Costa (1969) e na Madeira, o eminente político e cientista José Júlio Bettencourt Rodrigues nascido no Funchal, freguesia da Sé em 1843, são outros nomes ilustres de ilhéus de ascendência goesa.

 

Contudo, e como foi dito, Cabo Verde ocupa um lugar especial na presença goesa nas Ilhas Atlânticas.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D