597 Dr. XÊNCORA RAMACHONDRA SINAI NADKARNI (1900)
O Dr Xêncora Ramachondra Sinai Nadkarni nasceu em Pangim, no ano de 1900.
Em 1920 vem para Portugal onde se forma em Medicina, Direito, e em Contabilidade.
Exerce vários cargos de destaque e vamos encontrá-lo enquanto membro da Comissão Oficial, na Exposição Colonial de 1934, na cidade do Porto.
No final dos anos 40 encontra-se no Algarve, mais precisamente na aldeia de Alte, alcandorada nos contrafortes da serra algarvia, a exercer medicina, onde conquista o carinho da população local.
Parte depois para a cidade de Faro, onde lecciona na Escola Tomás Cabreira, e onde ganhará também ali, a estima e a consideração dos locais.
Entretanto contrai matrimónio com a Sra.Paulina Fortes, natural de Évora, da qual surgirá descendência, nomeadamente Surendra Xêncora Fortes Nadkarni, pai de Luís Teixeira Nadkarni, seguidor desta página.
O Dr. Xêncora faleceu em Faro, no ano de 1957.
Deixou no entanto, além de descendência, um lastro de serviço a comunidade que não foi esquecido até os dias de hoje pela população, em especial a mais idosa, como comprova o seu retrato pintado pelo artista Daniel Vieira que pode ser visto e apreciado na Casa do Povo de Alte, 63 anos após o seu falecimento.
Também ganhou a estima de políticos algarvios, como é o caso do Dr.Luís Filipe Madeira, figura de destaque do Partido Socialista e pai da deputada Jamila Madeira.
foto cedida por Luís Teixeira, neto do Dr.Nadkarni.