526 JOSÉ MARCELO RODRIGUES "QUIQUITA" (18/02/1944)
Como já mencionamos, o futebol é o desporto rei entre os Goeses, principalmente entre aqueles que viveram nas antigas Províncias Ultramarinas.
Apesar do afã e da prática intensa, poucos foram aqueles que obtiveram destaque, tanto a nível nacional como internacional. Alberto do Carmo Rodrigues e António Mascarenhas, foram exemplos de futebolista moçambicanos de origem goesa a singrar nesta modalidade, com carreiras consistentes, ainda que discretas.
José Marcelo Rodrigues, mais conhecido como "Quiquita", foi outro caso semelhante.
Nasceu na antiga Lourenço Marques, e aos quinze anos ingressou na equipa junior como defesa, no seu clube de sempre, o Ferroviário de Lourenço Marques.
Neste clube, e durante os próximos onze anos, ganhou tudo em Moçambique e em todos os escalões. Foi campeão distrital de Lourenço Marques, campeão provincial de Moçambique, num tempo em que era esta província ultramarina quem deitava as cartas no panorama nacional português. Chegou a levar de vencida numa final do campeonato distrital, o famoso Sporting de Lourenço Marques
Foi ainda com o Ferroviário de Lourenço Marques que participou, e por três vezes, na Taça de Portugal, tendo sido eliminado em 1969 pela brilhante Académica de Coimbra.
Paralelamente á carreira de futebolista, José Rodrigues trilhou outro percurso profissional nos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, e após a independência, foi funcionário público no Ministério da Educação português, de onde se aposentou.