Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GALERIA DOS GOESES ILUSTRES

INTROSPECÇÃO SOBRE A ORIGEM, O ALCANCE E OS LIMITES DA IDENTIDADE GOESA, E O SEU CONTRIBUTO HISTÓRICO E SOCIAL EM PORTUGAL E NO MUNDO

GALERIA DOS GOESES ILUSTRES

INTROSPECÇÃO SOBRE A ORIGEM, O ALCANCE E OS LIMITES DA IDENTIDADE GOESA, E O SEU CONTRIBUTO HISTÓRICO E SOCIAL EM PORTUGAL E NO MUNDO

164 JOSEPH BAPTISTA (17/03/1864) #eastindians

13537782_593641720803124_2116522192544630128_n.jpg

 



Joseph "Kaka" Baptista foi um político e ativista indiano de Bombaim (hoje conhecida como Mumbai), intimamente associado a Lokmanya Tilak e ao Movimento Home Rule (Governo Autónomo). Baptista é conhecido por ter criado a popular frase "Swaraj é meu direito de primogenitura e eu vou tê-lo". 
Joseph Baptista foi nomeado prefeito de Bombaim, em 1925, ainda no tempo do Raj Britânico e foi carinhosamente apelidado de Kaka, que significa "tio".

Início da vida 
Joseph Baptista nasceu em Matharpacady, em Mazagão, Bombaim. O seu pai, John Baptista veio de Uttan, perto de Baçaim (actual Vasai). Os Baptistas pertenciam à quase ignorada antiga comunidade indo-portuguesa de Baçaim (assim como Bombaim, Tana, Chaul e Salcete) ao qual os britânicos quando ali chegaram, apelidaram de "East Indians" ou indianos ocidentais, e que se converteram ao catolicismo romano durante o governo Português, entre os séculos XVI e XVIII.

Baptista é considerado um pioneiro no campo da engenharia elétrica e teve um filho que foi um dos fundadores da Engenharia Informática e Computação.

Baptista completou a sua educação precoce na Saint Mary School, em Mumbai. Em seguida, entrou para a Faculdade de Engenharia em Puna e fez depois um bacharelado em Ciência Política pela Fitzwilliam College, em Cambridge. Durante este período, conheceu Bal Gangadhar Tilak.

Ativismo Político 
Em 1901, Baptista entrou para a Bombay Municipal Corporation, e faria parte da BMC nos próximos 17 anos.
Influenciado pelo movimento Irish Home Rule, as ideias de Baptista em versão indiana, criaram raízes. Suas ideias influenciaram profundamente Tilak e os dois se tornaram companheiros muito próximos. Baptista ajudou Tilak, lançando o Sarvajanik Ganpati (celebrações públicas Ganpati) para arvorar sentimentos nacionalistas. Além disso, Baptista cunhou a frase "Swaraj é meu direito de primogenitura", que mais tarde se tornou popular em Tilak. 
Em 1916, junto com Tilak e Annie Besant (presidente da Sociedade Teosófica Mundial), fundou a Home Rule Movement, com Baptista a abrir a unidade de Belgaum. Também foi assessor jurídico de Lokmanya Tilak. 
Mais tarde, entrevistou primeiro-ministro britânico David Lloyd George inquirindo o governo britânico acerca da Home Rule. Na entrevista, Baptista disse ter ficado com a impressão de "que o Gabinete decidiu dar maior importância à Home Rule, sem demoras." 

Baptista também foi advogado praticando na Alta Corte de Bombaim. Um dos seus mais famosos cliente foi Vinayak Damodar Savarkar, a quem Baptista exigiu um julgamento aberto para garantir a dignidade dos seus direitos fundamentais. 
Em 1920, fundou a All India Trade Union Congress (AITUC). Como líder trabalhista, assumiu a causa dos trabalhadores moleiros, carteiros e outros trabalhadores de colarinho azul.
Embora religioso, Baptista recusou-se a misturar política e religião, ao negar a possibilidade de ter eleitorados baseados em religiões. 

"Eu absolutamente desaprovo um eleitorado separado para cristãos indianos, em compartimentos estanques", disse.

Em 1925, Baptista foi eleito como o prefeito da Bombay Municipal Corporation, cargo que ocupou por um ano. 

Morte
Baptista morreu em 1930 e está enterrado no cemitério Sewri. O Mazagon Gardens, local do demolido Mazagaon Fort, perto da estação de Dockyard Road, foi assim nomeado em sua homenagem. Em 12 de outubro de 2008, seu túmulo em Sewri, foi restaurado com os fundos da MLC Kapil Patil. A cerimónia foi assistida por membros do Bombay Catholic Sabha e da Shikshak Bharati, uma organização de professores. 

Em 1999, um livro sobre Baptista intitulado Joseph Baptista: O pai da Home Rule na Índia, foi lançado pela K R Shirsat, em Lalbaug, Mumbai. Através do livro, o autor espera que Baptista seja um modelo para os jovens actuais e futuros.

in Wikipédia
 

222969.JPG

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D